Projeto Jurena da Keystone Mineração prevê investimento de R$ 200 milhões e deve gerar 300 empregos
Empresa brasileira especializada em matrizes auríferas aguarda processo possessório para exercer atividades industriais
A cidade de Nova Bandeirantes, no noroeste de Mato Grosso, está prestes a receber o Projeto Jurena, de mineração de ouro de alto teor, desenvolvido pela Keystone Mineração, empresa 100% brasileira com sede em Belo Horizonte (MG).
Localizado em uma região rica em recursos naturais, marcada pela presença da floresta amazônica e do rio Juruena, o projeto se insere em uma área com cerca de 33 mil hectares sob direito minerário da empresa. Desde os anos 1980, a província mineral de Alta Floresta, onde está inserido o município, atrai mineradoras em busca de ouro. O Projeto Juruena conta mais de 40 anos de estudos técnicos, 7 mil metros de sondagem e certificação internacional JORC.
Com investimentos estimados em R$ 200 milhões, a Keystone prevê a geração de 300 empregos diretos nos próximos meses — atualmente, 80 já foram criados durante o início da implantação.
“A Keystone lidera esse projeto com o compromisso de aliar excelência técnica a práticas sustentáveis. Desde 2022, temos investido fortemente em pesquisa mineral, parcerias estratégicas e programas de impacto socioeconômico que atendam às necessidades de Nova Bandeirantes e da região de Alta Floresta”, afirma Tim Chen, CEO da empresa.
De acordo com o COO Anderson Resende, o projeto encontra-se em estágio avançado, aguardando apenas a definição judicial sobre o status possessório da área para a instalação da planta. “Enquanto isso, seguimos investindo em infraestrutura, qualificação profissional e valorização cultural, criando bases sólidas para um desenvolvimento duradouro”, afirma.
Modelo industrial
A Keystone destaca ainda a diferença entre sua atuação, com um modelo industrial legalmente licenciado, e o garimpo tradicional, comum na região.
Entre os compromissos da mineradora estão projetos voltados à valorização da cultura local, educação, saúde e geração de renda. “A mineração responsável vai além da operação. Nosso objetivo é contribuir para um futuro do qual todos possam se orgulhar, construído em parceria com a comunidade”, conclui o CEO.
Conexão Mineral - Notícia mais lida na Conexão Mineral em abril 2025
Women in Mining Brasil - Conexão Mineral e Women in Mining Brasil